Limpeza da Piscina. Como deixá-la livre da Sujeira

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Sabemos que a Limpeza da Piscina é composta por 2 Processos: Físico e Químico. Dê uma olhada no artigo – Conheça os objetivos do Tratamento de Águas de Piscinas – e entenda quais os objetivos do Tratamento da Água.

O assunto que é mais que importante é sobre a Primeira Etapa dessa Limpeza: Tratamento Físico. Nessa fase realizamos a retirada de sujeiras visíveis a olho nu.

O tratamento físico é uma etapa essencial para a boa qualidade da água de uma piscina. Nessa fase do processo é feita a retirada de impurezas como folhas, insetos e sujeiras depositadas no fundo e nas bordas da piscina. Os materiais básicos para esse tratamento físico são esponja, detergentes neutros e biodegradáveis, aspirador, peneira e escova.

Limpeza da Piscina. Como deixá-la livre da Sujeira

Mãos a obra na Limpeza da Piscina.

Tão importante quanto o químico, o tratamento físico completa o ciclo de limpeza saudável de sua piscina. Ele se dá pela utilização do sistema de filtragem da piscina, aspiração de sujeiras depositadas no fundo, escovação das paredes e limpeza das bordas da piscina. O tempo correto de filtragem de uma piscina contribui consideravelmente para qualidade e aspecto da água, sendo que também é fator determinante na mistura homogênea dos produtos químicos na água.

E a Dica é – Quanto mais prolongado o tempo de filtragem, melhora a qualidade da Água e menor o Consumo de Produto Químico (Tratamento Químico)

Limpeza da Piscina. Como deixá-la livre da Sujeira 2

Passo a Passo da Limpeza da Piscina

O primeiro passo é esfregar a borda da piscina com uma esponja e um produto chamado limpa-bordas. Isso vai retirar a gordura e outras sujeiras que estiverem impregnadas nas paredes. Durante essa lavagem é importante não utilizar muito detergente, evitando que, posteriormente, seja utilizado mais cloro na piscina.

Feita a escovação das bordas, você deve partir para o recolhimento de folhas, insetos ou outros materiais que estejam suspensos na água, utilizando uma peneira. Retire da água a maior quantidade possível da sujeira que esteja visível. Com isso você vai utilizar menos produto para decantar o resto dos detritos.

O terceiro e último passo do tratamento físico é a aspiração. Agora é hora de jogar na piscina um produto chamado decantador – líquido que vai se juntar com as sujeiras ainda presentes na água e vai levá-los para o fundo da piscina. Após 24 horas de o produto ter sido jogado na água, é hora de aspirar o fundo da piscina. Esse trabalho deve ser feito com muita calma para movimentar o mínimo possível a sujeira que está no fundo da piscina.

Feito todo esse trabalho, sua piscina deve estar com a água limpa, ou seja, com boa aparência, transparente, cristalina e livre de sujeira visível. Mas não se engane. Apesar de a água estar transparente ela pode não estar balanceada quimicamente e nem saudável!!! Abordamos com mais detalhes sobre isso no artigo – Entenda o que significa Piscina bem tratada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *