Publicado em Deixe um comentário

Entenda o que significa Piscina bem tratada

Piscina bem tratada é diversão garantida ! Depois de retirar da Piscina os detritos visíveis é hora de cuidar dos elementos que não são vistos a olho nu: os fungos, vírus, protozoários e as bactérias.

Nessa etapa a Água da Piscina deve ser tratada quimicamente para tornar-se balanceada – não provocando irritações na pele e olhos – e saudável, livre de qualquer elemento que coloque em risco a saúde dos banhistas.

Entenda o que significa Piscina bem tratada

Começaremos falando de Tratamento Químico

São quatro parâmetros que devem ser observados no tratamento químico da água: pH, alcalinidade, dureza cálcica e teor de cloro na água. Cada um desses elementos são medidos e corrigidos com aparelhos e insumos próprios, adquiridos em lojas de produtos para manutenção e limpeza de piscinas. Quero alertar sobre esses quatro indicadores fundamentais, que devem ser considerados na hora de monitorar e equilibrar quimicamente a Água da Piscina.

Como ter Piscina bem Tratada ?

Tratamento Químico é a Resposta. E tenho recebido muitas dúvidas e fico preocupado, pois uma Piscina Desequilibrada com certeza, provocará uma série de desconforto aos Banhistas, sem falar em doenças.

Resolvi detalhar melhor  Como Equilibrar Quimicamente a Água da Piscina. Como já mencionei, alguns Parâmetros devem continuamente ser Monitorados. Entendam melhor:

  • Alcalinidade – é o primeiro que devemos avaliar, pois fora dos níveis ideais provocará uma série de dificuldades como: ajustar o PH fica mais complicado, Água Turva, Opaca, sem Brilho, Formação de incrustações nas  tubulações da Piscina, Água Corrosiva, Água esverdeada entre outros. E ainda teremos uma gasto excessivo com Produtos Químicos !

Mas Afinal,  o que é Alcalinidade ? Imagine certa quantidade de substâncias presente na Água da Piscina, capaz de Neutralizar Ácidos. Explicando de forma mais simples, a Alcalinidade funciona como um Tampão, estabilizando o PH (linguagem mais simplificada).

Para medir a Alcalinidade você precisa de um Estojo (também chamado de Kit) encontrado em lojas que comercializam Produtos ou Materiais para Limpeza e Manutenção de Piscinas. O índice Ideal varia entre 80 e 120 PPM.  

Realize os seguintes passos:

  • Mergulhe o Medidor e colete a Água da Piscina em torno de 40 cm de profundidade.
  • Coloque a quantidade  de reagente indicada pelo Fabricante.
  • Tampe o Frasco e Agite para que tudo fique homogêneo.

Assim você terá o resultado rapidamente. Agora é só ajustar a Alcalinidade com os Produtos Químicos adequados.

Ajustada a Alcalinidade vamos agora ajustar o PH, usando o equipamento do Estojo*. Faça o mesmo procedimento (semelhante ao realizado para Alcalinidade). O PH ideal é entre 7.2 e 7.8. Pessoalmente ajusto entre 7.3 e 7.5. Se o PH estiver fora dessa margem precisará usar o Produto para elevar ou diminuir o PH. Tudo dependerá do resultado do Teste.

* Normalmente o Estojo contém material para medir o PH, Alcalinidade, Cloro, Dureza Cálcica e Cloroaminas.

Depois que a Alcalinidade e o PH estiverem corrigidos , partimos para o Cloro. É muito importante o Equilíbrio desse parâmetro. A falta do Cloro pode causar a Proliferação de Bactérias, Fungos, Vírus e Protozoários e em excesso, irritação nas mucosas, os olhos ficam irritados ! O ideal é que o Cloro esteja na faixa de 1 a 3 PPM. Faça a Medição (mesmo procedimento feito antes). Se estiver acima espere o Cloro evaporar. Muitos Tratadores de Piscinas drenam a Água e completam com Água sem Cloro, isso permite que o Cloro fique diluído – eu NÃO aprovo esse procedimento! Afinal estamos vivendo uma crise de falta de água. Precisamos aprender a valorizar e preservar esse elemento importantíssimo para todos os seres vivos. Aconselho simplesmente deixar o cloro evaporar.  

Dica: sempre colocar o cloro no final da tarde, preferência até usar no período da noite. Com isso, a eficiência do cloro será maior com um gasto menor !!! Depois de realizar todas as correções, recomendo oxigenar a Água, mantendo a Bomba da Piscina ligada na posição de Filtrar por pelo 4 horas por dia. A movimentação da água ajudará na ação dos Produtos Químicos.

Já pensou em Transformar essa atividade de saber cuidar e manter uma Piscina bem tratada em Profissão ?!? Veja como podemos te ajudar

Curso Piscinólogo
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *