Conheça os objetivos do Tratamento de Águas de Piscinas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Os objetivos do tratamento de águas de piscinas baseiam-se em

  • Água Limpa
  • Água Balanceada
  • Água Saudável
Conheça os objetivos do tratamento de águas de piscinas


A Água Limpa consiste em boa aparência, sendo cristalina, livre de sujeira vista a olho nu e transparente.

Já a Água Balanceada é aquela que não causa irritações em geral, como olhos, pele ou mucosas. Outro fator importante é que também não danifique os equipamentos por conta das questões químicas (pH, Alcalinidade total e dureza cálcica ajustadosna faixa ideal)

Como o nome propriamente diz a Água Saudável é pura, ou seja, livre de livre de qualquer tipo de microorganismo (causador ou não de doenças), da presença de odores ofensivos, do acúmulo de materiais orgânicos e inorgânicos e colorações estranhas.

Desafios de um Piscinólogo – Especialista em Tratamento de Águas de Piscinas

O ideal é ter esses Pontos alinhados, ou seja, ter a Água Limpa, Balanceada e Saudável.

Para conseguir isso, em cada um destes itens é necessário tratamento específico. Apesar de serem interdependentes, como as pernas de um tripé: se uma delas não estiver firmemente apoiada, o conjunto todo despenca.

Vamos desenvolver melhor o assunto para você entender. A Água perfeitamente saudável, livre de microorganismos, pode ser corrosiva, irritante e apresentar péssima aparência. No entanto, a Água límpida e transparente pode estar contaminada com bactérias, fungos e vírus causadores de doenças.

Imagine para uma pessoa que não entenda do assunto, ou mesmo, que tente mas não saiba o que fazer. Essas situações geram Piscinas desequilibradas Quimicamente causando alguns danos a Saúde.

Conheça os objetivos do tratamento de águas de piscinas 2

A Função de um Piscinólogo  é apresentar e executar um moderno tratamento, visando atingir e manter esses três objetivos de forma simples, eficaz e econômica.

Basicamente devemos saber que

  • Água limpa é aquela livre de sujeira física visível. É obtida pelos processos de limpeza física: filtração, aspiração, peneiração e limpeza dos cestos pré-filtros e das bordas da piscina.
  • Água balanceada é aquela que não produz irritação nos olhos e mucosas dos banhistas, não corrói equipamentos, cimento ou argamassa e também não deposita incrustações sobre as superfícies submersas. Conseguimos água balanceada mantendo o pH, a alcalinidade total e a dureza cálcica dentro da faixa ideal e em equilíbrio harmônico entre si.
  • Água saudável é aquela que é mantida devidamente desinfetada, livre de germes  (vivos ou mortos, causadores ou não de doenças), de substâncias orgânicas que possam servir de alimento para microrganismos e de outros contaminantes orgânicos ou inorgânicos que possam deteriorar seu aspecto, cor, odor ou comprometer a desinfecção e causar qualquer tipo de desconforto ao banhista. Água saudável é obtida por tratamento químico criterioso que combine três funções imprescindíveis:
  • oxidação
  • estabilização
  • desinfecção

Quer aprender realizar esse Processo do Tratamento de Águas de Piscinas ?

Parece algo impossível as pessoas que nunca tiveram contato com essas informações, mas não é nada disso.

Para tornar esse processo de aprendizado mais eficaz o Piscinólogo Mauricio Nogueira criou o curso Piscina – Torne-se um Especialista em Tratamento de Água de Piscina. Veja  o que ele diz sobre o Assunto nesse link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *