Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Como identificar, tratar e remover algas em sua piscina
Durante o verão, as algas podem ser um grande problema para os proprietários de piscinas.
Com as temperaturas mais altas durante este período , bem como o tratamento incorreto da água da piscina , as algas agradecem a esses catalisadores e surgem rapidamente deixando os proprietários de piscinas angustiados e perplexos.
Afinal o que são as Algas e o que fazem?

As algas são plantas unicelulares que se utilizam do processo de fotossíntese para fabricar seu próprio alimento. Existe uma grande variedade de formas e cores e se adaptam praticamente em qualquer ambiente. Podemos ver a presença dessas algas até na vasilha que colocamos água para os nossos animais .
Como é minúscula só vemos praticamente em um microscópio, quando vemos as algas a olho nu ,significa que já existem centenas de milhões, dessas plantas unicelulares, nas nossas piscinas nesse estagio vamos gastar dinheiro e tempo para termos uma piscina equilibrada, a invasão de algas em uma piscina é uma alerta que a sua piscina não esta sendo limpa, da forma correta, os freqüentadores estão correndo um serio risco de contrair doenças.
Algas verdes
Conheça o Curso Piscinólogo e saiba como se tornar um Especialista em Tratamento e Limpeza de sua Piscina.
Agora vamos conhecer os tipos de Algas que podem ser encontradas na Piscina
Algas Verdes

A forma mais comum de algas que encontramos nas piscinas é a alga verde, essas algas (variam de cor de verde azulado a verde-amarelo a verde escuro) podem estar flutuando livremente na água ou podem aderir à parede da piscina.
Algas verdes podem ser tratadas de forma bastante simples com a quantidade correta de algicida de choque e escovar toda a piscina para que as algas se desprendam das paredes.
Tratamento: Ter água de sua piscina totalmente equilibrada tem que ajustar todos os parâmetros da água da piscina seguindo as normas de nossa ABNT: PH, cloro livre, alcalinidade e dureza cálcica. Sempre verificando o processo de filtragem da piscina, pois esse processo é fundamental para termos uma água equilibrada e assim ficarmos livres das algas.
Algas Pretas

“Algas Pretas” (algas verde-azuladas) formam-se em rachaduras e fendas nas superfícies das piscinas, especialmente no rejunte dos azulejos, encontramos algas pretas crescendo, mas não se limitando a, áreas de sombra da piscina. É conhecida por uma camada de lodo pesado e impermeável, geralmente não tem qualquer efeito sobre a clareza da água.
Tratamento: Seguir as mesmas orientações do tratamento das algas verdes com uma atenção especial para a escovação.
Existem outros tipos de algas, no entanto o tratamento é praticamente o mesmo, o importante e que os proprietários de piscinas estejam atentos, pois a presença de algas em nossas piscinas é um alerta que elas não estão sendo bem cuidadas, e nossas piscinas podem se tornar um vetor de muitas doenças.
Quer se tornar um Especialista no Assunto? Conheça o Curso Piscinólogo e saiba como acabar não só com as Algas, mas tornar a sua Piscina um bom ambiente para seus amigos e familiares