Como Equilibrar a Água da sua Piscina!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

SERÁ QUE REALMENTE EQUILIBRAR A ÁGUA DA PISCINA É IMPORTANTE !?!?

EU TENHO RECEBIDO MUITAS DÚVIDAS E ESTOU PREOCUPADO , POIS UMA PISCINA DESEQUILIBRADA COM CERTEZA PROVOCARÁ UMA SÉRIE DE DESCONFORTO AOS BANHISTAS . SEM FALAR EM DOENÇAS.

ENTÃO RESOLVI DETALHAR MELHOR COMO EQUILIBRAR QUIMICAMENTE ÁGUA DE UMA PISCINA.

Como Equilibrar a Água da sua Piscina

Como Equilibrar a Água da sua Piscina ?!!?

COMO MENCIONADO EM OUTRA PUBLICAÇÃO , ALGUNS PARÂMETROS PRECISAM SER CONTINUAMENTE MONITORADOS :

– ALCALINIDADE: É O PRIMEIRO QUE DEVEMOS AVALIAR POIS FORA DOS NÍVEIS IDEAIS IRÁ PROVOCAR UMA SÉRIE DE DIFICULDADES, TAIS COMO:

AJUSTAR O PH FICA MAIS COMPLICADO, ÁGUA TURVA, OPACA, SEM BRILHO, FORMAÇÃO DE INCRUSTAÇÕES NAS TUBULAÇÕES DA PISCINA, ÁGUA CORROSIVA, ÁGUA ESVERDEADA, ETC… E AINDA TEREMOS UM GASTO EXCESSIVO COM PRODUTOS QUÍMICOS!!!

MAS AFINAL DE CONTAS O QUE É ALCALINIDADE? IMAGINE UMA CERTA QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIAS, PRESENTE NA ÁGUA DA PISCINA, CAPAZ DE NEUTRALIZAR ÁCIDOS, EXPLICANDO DE UMA FORMA BEM SIMPLES, A ALCALINIDADE FUNCIONA COMO UM TAMPÃO, ESTABILIZANDO O PH (NUMA LINGUAGEM SIMPLIFICADA).

PARA MEDIR A ALCALINIDADE – compre o estojo/Kit numa loja de material de piscinas. O ÍNDICE IDEAL VARIA ENTRE 80 E 120 PPM, MERGULHE O MEDIDOR E COLETE A ÁGUA DA PISCINA, EM TORNO DE 40CM DE PROFUNDIDADE, COLOQUE A QUANTIDADE DE REAGENTE INDICADA PELO FABRICANTE, TAMPE O FRASCO E AGITE PARA QUE TUDO FIQUE HOMOGÊNEO, ASSIM VOCÊ TERÁ O RESULTADO RAPIDAMENTE. AGORA É SÓ AJUSTAR A ALCALINIDADE COM OS PRODUTOS QUÍMICOS ADEQUADOS.

AJUSTADA A ALCALINIDADE VAMOS AGORA AJUSTAR O – PH – USANDO O EQUIPAMENTO DO ESTOJO (NORMALMENTE O ESTOJO CONTÉM MATERIAL PARA MEDIR PH, ALCALINIDADE , CLORO, DUREZA CÁLCICA E CLOROAMINAS) FAÇA O MESMO PROCEDIMENTO QUE VOCÊ FEZ COM ALCALINIDADE.

O PH IDEAL É ENTRE 7.2 E 7.8, EU PESSOALMENTE AJUSTO ENTRE 7.3 E 7.5!!! SE O PH ESTIVER FORA DESSA MARGEM COMPRE PRODUTO PARA ELEVAR O PH OU DIMINUIR, TUDO IRÁ DEPENDER DO RESULTADO DO TESTE.

DEPOIS QUE A ALCALINIDADE E O PH ESTIVEREM CORRIGIDOS VAMOS PARTIR PARA O – CLORO

– É MUITO IMPORTANTE O EQUILÍBRIO DESSE PARÂMETRO!! A FALTA DE CLORO PODE CAUSAR A PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS, FUNGOS, VÍRUS E PROTOZOÁRIOS E, EM EXCESSO, IRRITAÇÃO NAS MUCOSAS, OS OLHOS FICAM IRRITADOS!!

O IDEAL É QUE O CLORO ESTEJA NA FAIXA DE 1 A 3 PPM. FAÇA A MEDIÇÃO (MESMO PROCEDIMENTO QUE FOI FEITO ANTES) SE A CONCENTRAÇÃO ESTIVER FORA DOS PADRÕES CORRIJA!!

SE ESTIVER ABAIXO CORRIJA COLOCANDO MAIS CLORO, SE ESTIVER ACIMA ESPERE O CLORO EVAPORAR!!! MUITOS TRATADORES DE PISCINAS DRENAM A ÁGUA E COMPLETAM COM ÁGUA SEM CLORO, ISSO PERMITE QUE O CLORO FIQUE DILUÍDO – EU SOU CONTRA ESSE PROCEDIMENTO!! AFINAL DE CONTAS ESTAMOS VIVENDO UMA CRISE DE ÁGUA, PRECISAMOS APRENDER A VALORIZAR E PRESERVAR ESTE ELEMENTO TÃO IMPORTANTE PARA NÓS!!

ENTÃO VAMOS ESPERAR O CLORO EVAPORAR. UMA DICA É SEMPRE COLOCAR O CLORO NO FINAL DA TARDE DE PREFERÊNCIA A NOITE!!

ADOTANDO ESSE PROCEDIMENTO VOCÊ TERÁ UMA MAIOR EFICIÊNCIA DA AÇÃO DO CLORO E UM GASTO MENOR!!

DEPOIS QUE TUDO ESTIVER CORRIGIDO RECOMENDO OXIGENAR A ÁGUA, MANTENDO A BOMBA DA PISCINA LIGADA NA POSIÇÃO DE FILTRAR POR, PELO MENOS, 4 HORAS POR DIA. A MOVIMENTAÇÃO DA ÁGUA IRÁ AJUDAR NA AÇÃO DOS PRODUTOS QUÍMICOS.

EXISTEM OUTROS PARÂMETROS QUE COM O TEMPO IREMOS ANALISAR, MAS ISSO FICA PARA UM PRÓXIMO DIA, SE NÃO ESTE POST VAI FICAR MUITO LONGO!!

Curso Piscinologo - Limpeza de Piscina

GOSTOU DO CONTEÚDO? CURTA, COMPARTILHE, INDIQUE!
DÚVIDAS? DEIXE NO COMENTÁRIOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *